22 de março Dia Mundial da Água

Professora: Edilcléia Aparecida da Silva, 4º ano A. Escola Municipal Professora Dércia do Carmo Noviski


Os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Professora Dércia do Carmo Noviski, em Ponta Grossa desenvolveram na semana de 20 a 27 de março de 2023 , atividades relacionadas ao Dia Mundial da água, com o objetivo de fazer com que os alunos percebam as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza e levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água.

A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema. Para que nossos alunos comecem a se conscientizar e levar essas ações para casa fizemos as seguintes atividades:

Começamos a com a leitura do poema:

Água doce, doce água

Evelyn Heine.

De mar é feita a terra,

De água é feita a gente.

Abaixo o desperdício!

Poupar água é coisa urgente!


Clara, doce ou gelada,

Verde, azul ou transparente,

Sem água não há nada.

Nem floresta, nem semente.


Água doce mata a sede,

Água doce é a que lava.

Cachoeira, rio ou fonte...

Só não pode ser salgada.


Tanto bate até que fura,

Diz o ditado popular...

Cuida dela você jura?

Vamos economizar!

Em seguida fizemos a interpretação e ilustração do poema. No caderno de tarefa os alunos escreveram ações que podemos praticar no dia-a-dia para que possamos preservar esse bem tão precioso.

Nossa turma fez um painel onde colocamos gotas de água com dicas de como economizar a água.

No mural com o tema água colocamos:

22 de março: Dia mundial da água e a frase: Preservar a água é preservar a vida.

Fizemos também produção de texto sobre a importância de preservar esse bem tão precioso.

No dia 22 de março os alunos apresentaram o poema: Água doce, doce água para as demais turmas da escola e, todos os alunos da escola receberam um copo de água tratada recebido da Sanepar, nesse copo foi colocado um selo de “Protetor da água.

Para encerrar o projeto os alunos do 4º ano A fizeram uma visita, no dia 27 de março de 2023, até Unidade de Saúde Nilton Sales Rosa, onde apresentaram o poema: Água doce, doce água de Evelyn Heine, para toda a comunidade presente.








Comentários